Notícias

Notícias

- Notícia

Uma pequena sinergia visionária… Um grande passo para a preservação dos Oceanos

A cooperação entre os parceiros Sabic, Grupo Polivouga e Grupo Nueva Pescanova culminou num revolucionário processo circular, utilizando resíduos plásticos recolhidos nas praias e zonas costeiras e transformando-os em embalagens através de um avançado processo de reciclagem. 

 Num processo certificado e estritamente controlado pelo programa Zero Plastic Oceans e pela International Sustainability  & Carbon Certification (ISCC) Plus, a empresa SABIC lança assim, em parceria com o Grupo Polivouga, o projeto TRUCIRCLE, vocacionado para a reutilização dos resíduos de plásticos, com o propósito de objetivo de dar uma segunda vida aos plásticos que, de outra forma, acabariam no oceano. 

Associados ao Grupo Nueva Pescanova, desenvolvem então a primeira solução no mundo de embalagens de alimentos congelados com recurso ao uso de polietileno circular certificado. Tendo em conta o evidente impacto desta sinergia, o resultado deste projeto inovador será lançado simbolicamente no Dia Mundial dos Oceanos 2022. 

 Este processo de reciclagem avançada consiste em primeira instância na conversão, realizada pela SABIC, de plásticos com destino aos oceanos, em matéria-prima alternativa de baixa densidade, que a empresa utiliza de forma generalizada para produzir polímeros certificados (LLDPE- polietileno de baixa densidade linear e LDPE-polietileno de baixa densidade). 

Com esta matéria-prima revolucionária, ficou a cargo do Grupo Polivouga a produção destas embalagens flexíveis de alta qualidade, para que, no final, o Grupo Nueva Pescanova possa, neste caso, embalar os seus alimentos congelados em material 100% reciclável. 

 Assiste-se assim a uma nova era na transformação dos plásticos, com uma contribuição efetiva para a circularidade industrial e um indubitável e valioso passo na preservação dos mares e consequentes ecossistemas.